Se você quer recuperar a sua mastigação e aproveitar para ter dentes lindos e saudáveis por meio de um implante dentário, mas já tinha até desistido por conta do alto custo do procedimento, saiba que isso não precisa ser assim.

Isso porque, através do programa Brasil Sorridente muitos brasileiros tem feito diversos procedimentos odontológicos, inclusive implante dentário, de forma 100% gratuita.

Veja!

Publicidade - OTZAds

Conheça o projeto Brasil Sorridente

O programa Brasil Sorridente foi criado em 2003, através do Ministério da Saúde, e desde então tem auxiliado no tratamento odontológico da população brasileira.

Dúvidas sobre os implantes dentários? Cirurgião dentista explica como  funciona o procedimento - Jornal Acoplan
Implante dentário odontológico grátis pelo SUS.

Isso porque, como é de conhecimento público, nem todas as pessoas tem acesso aos tratamentos dentários, o que pode impactar diretamente a:

  • qualidade de vida dessas pessoas,
  • a vida profissional, e
  • também nas relações interpessoais.

Por isso, para ajudar principalmente a população de baixa renda, o programa Brasil Sorridente tem oferecido tratamentos odontológicos por meio do SUS, de forma gratuita.

Como participar do programa

Geralmente, os brasileiros tem direito a participar do programa gratuitamente. Porém, é essencial mencionar que não são todos os municípios que disponibilizam o programa, por duas razões:

Publicidade - OTZAds
  • Falta de profissional capacitado
  • Falta de infraestrutura para atendimento.

Desta forma, é necessário que você veja primeiramente se o serviço está disponível na sua região.

Onde saber sobre a disponibilidade do programa Brasil Sorridente

Para obter informações sobre a disponibilidade do programa, é muito simples. Basta comparecer a uma unidade basica de saúde da sua região, – conhecida como “postinho de saúde”- levando o seu documento de identificação como o RG e o seu cartão do SUS.

Veja também: 10 sites para fazer curso online grátis com certificado.

Assim, caso o programa esteja disponível na sua região, é só marcar sua primeira consulta com o dentista e fazer a primeira avaliação dos dentes com o objetivo de gerar direcionamento para o tratamento, caso seja necessário.

Quem tem direito no Brasil sorridente

Todos os cidadãos brasileiros possuem direito a fazer um tratamento odontológico de graça pelo SUS e podem participar do programa.

No entanto, como dito anteriormente, é importante lembrar que o programa Brasil Sorridente foi implementado para suprir todas as necessidades das pessoas carentes e mais vulneráveis socialmente.

Ou seja, a prioridade será dada a pessoas de baixa renda, que são beneficiárias do bolsa família.

Publicidade - OTZAds

Ainda assim, todos podem ir a uma unidade básica de saúde para entender como anda a procura na sua região e agendar uma consulta com o especialista para uma avaliação.

Passo a passo de como conseguir atendimento pelo programa Brasil Sorridente

  • Comparecer a uma unidade de saúde para verificar a disponibilidade do programa Brasil Sorridente na sua região.
    Depois, caso esteja disponível, leve seu cartão do SUS para fazer o agendamento.
  • Em seguida, aguarde a data e compareça a unidade para avaliação com o profissional especializado.

Vale lembrar que, por conta da alta demanda devido a grande quantidade de pessoas que precisam fazer um tratamento odontológico, inclusive implante, pelo SUS, pode ser que haja uma certa fila de espera para realizar o procedimento.

Porém, apesar desta situação, o Brasil Sorridente ainda é a melhor opção para quem quer tratar dos dentes e colocar implante dentário de forma gratuita, sem mexer no bolso.

Continue nos acompanhando!